Fibromialgia! Será isso a minha dor?

Se você sente constantes dores no corpo, nas articulações e sente que seu corpo está sensível, fique atento, esses podem ser sintomas da fibromialgia.

Se sua dor persiste por longos períodos sem parar, o melhor a fazer nessa hora é procurar um médico para saber ao certo a opinião de um especialista.

Porém o que poucas pessoas sabem é que a fibromialgia não está ligada apenas a dores musculares generalizadas, mas sim a outros sintomas como fadiga, distúrbio de sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade, causas que estão presentes em parte da sociedade atual já que é quase impossível encontrar alguém que não sofra de um desses males mencionados.

Por ser uma doença silenciosa em que dificilmente as pessoas associam os motivos a fibromialgia, saber quais são suas principais causas pode contribuir para entender se você sofre ou não desse mal.

Causas da Fibromialgia

Os motivos que levam o desenvolvimento da fibromialgia ainda são desconhecidos, mas alguns indícios podem contar parar detectar a doença.

Na maioria dos casos a fibromialgia tem relação com fatores genéticos, ou seja, quando uma pessoa da sua família descobre a doença é mais fácil que os outros familiares também identifiquem os problemas.

Doenças autoimunes também podem ser a causa ou um dos principais fatores para contribuir com o desenvolvimento da fibromialgia.

Distúrbios dos mais diversos, síndromes, ansiedade, nervosismo, depressão e sedentarismo podem estar ligados de alguma forma, por isso todo o cuidado com o corpo é essencial para viver com saúde.

Quando o assunto são os gêneros, predomina mais no sexo feminino, entre os 20 e 50 anos.

Sintomas

Saber os principais sintomas já é um passo importante, fique atenta as descrições abaixo.

Quem sofre com a fibromialgia reclama de dores musculares generalizadas pelo corpo, constantes em diversas partes e que persistem por mais de três meses na maioria dos casos.

Outro fator notado é a fadiga, já que quem sofre com esse mal já acorda cansado por mais que o sono tenha sido de muitas horas.

Como o corpo está dolorido, muitos reclamam de dificuldades para dormir e até mesmo síndromes como apneia do sono ou insônia.

Outras características

Outra característica de quem tem fibromialgia são os problemas intestinais (diarreia alternada de prisão de ventre) que pode ser uma dificuldade para quem tem essa doença.

As dores de cabeça são frequentes, sejam elas mais fortes ou fracas. Existem também a sensação de inchaço nas articulações, além de problemas de memória e concentração, dormência e formigamento nas mãos e pés, palpitações e dificuldades para se movimentar, devido a rigidez muscular.

Por isso se você apresenta a maioria dos sinais é importante procurar um especialista que possa dizer com mais clareza quais são seus problemas e como devem ser tratados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *