AVC ( Acidente Vascular Cerebral ) O Diagnóstico rápido é fundamental?

Já marcou o seu check-up ?

O A.V.C. é uma ocorrência aguda e potencialmente muito grave, que pode levar a morte ou a sequelas permanentes.

Hoje é a principal causa de óbito e internações no Brasil.

Conhecido popularmente como “Derrame Cerebral”.

O AVC pode ser dividido em dois tipos :

A.V.C. Isquêmico: É o mais comum, causado pelo entupimento de uma artéria cerebral ( falta de sangue e oxigênio numa área do cérebro ).

A.V.C. Hemorrágico : Causado pelo sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo. Geralmente mais grave.

Fatores de riscos mais comuns

Hipertensão arterial sistêmica

Dislipidemia ( colesterol alto )

Doenças cardíacas

Obesidade

Álcool em excesso

Sedentarismo

Tabagismo.

Também como fatores de risco temos: a idade avançada, raça negra, sexo masculino, fatores genéticos, uso de anticoncepcionais hormonais (principalmente em mulheres com enxaqueca com aura e tabagista).

Principais sinais e sintomas (iniciam de forma súbita) :

– Perda de força e/ou dormência da face, braço ou perna de um lado do corpo.

– Dificuldade de falar ou entender os outros.

– Entortar a boca ( assimetria facial ).

– Alteração súbita da visão de um olho ( visão dupla, turvação, cegueira, queda da pálpebra ).

– Tontura com desequilíbrio para locomoção e falta de coordenação no andar ou queda súbita.

– Dificuldade para engolir ou rouquidão.

– Dores de cabeça súbita, muito intensa, persistente, pode ter vômitos.

– Confusão mental e desorientação espacial.

– Crises convulsivas.

– Coma ( perda de consciência ).

Tratamento :

O tratamento do A.V.C. vai depender do tipo ( Isquêmico ou Hemorrágico ), do estágio da doença, dos fatores de risco e das doenças associadas. As terapias incluem medicamentos, cirurgia, reabilitação e orientações.

O check-up neurológico do A.V.C. tem como objetivo avaliar os fatores de risco, fazendo um estudo minucioso com entrevista clínica, avaliação neurológica e exames complementares específicos para um diagnóstico precoce, aumentando as chances de tratar e controlar as doenças detectadas, os hábitos de vida ( alimentação, tabagismo, etilismo, sedentarismo, obesidade, estresse ), diminuindo consideravelmente o risco de um AVC.

“O A.V.C. tem a mesma urgência de atendimento que o infarto do miocárdio”.

DICA : “Evite um A.V.C.- Check seu pulso”. (verificar a existência de arritmia cardíaca e fibrilação atrial).