Doença de Parkinson : Você sabe o que é Parkinson?

É uma doença degenerativa do Sistema Nervoso Central, crônica e progressiva.

É causada por uma diminuição intensa da produção de Dopamina na substância negra ( núcleos profundos do cérebro ), causando alterações dos movimentos e sintomas motores.

Tende a afetar pessoas mais idosas, geralmente a partir dos 50 anos de idade, mais comum nos homens.

Causas

Ainda é desconhecida, porém fatores genéticos ( mutações ) e meio ambiente ( exposição a agrotóxicos e toxinas ) podem estar envolvidos.

Uma causa importante de Parkinsonismo secundário é o uso de certos medicamentos para tonturas ( labirintite ), doenças psiquiátricas e hipertensão, que devem ser interrompidos imediatamente após constatação do quadro clinico.

Sintomas

Usualmente a evolução é lenta e progressiva, sendo os primeiros sintomas pouco específicos, as vezes imperceptíveis e de difícil diagnostico clinico. Pose haver cansaço, mal estar, alteração da caligrafia ( micrografia ), dores musculares, diminuição do olfato, fala monótona depressão e outras.

Principais sinais e sintomas

Tremores : Geralmente assimétrico, inicia na mão ou braço, de repouso, diminui com o movimento, evoluiu para outras partes do corpo.

Rigidez : Os músculos não relaxam, pode causar dores musculares e postura encurvada.

Bradicinesia : Ocorre uma lentificação dos movimentos, dificultando a locomoção e os afazeres da vida diária ( vestir, comer, banho, andar ), tornando cada vez mais dependente de terceiros.

Alteração do equilíbrio : O indivíduo anda com a postura curvada para frente, podendo causar cifose ou quedas ( para frente ou trás ).

Diagnóstico

Baseado na história clinica e exame neurológico minucioso, os exames complementares ( Tomografia Computadorizada do Crânio, Ressonância Nuclear Magnética do Crânio ) somente para exclusão de diagnósticos diferenciais.

Tratamento

Geralmente responde de forma satisfatória as medicações existentes, controlando os sintomas, sendo usados continuadamente por toda a vida. Há diversos tipos de medicamentos antiparkinsonianos disponíveis e adequados para cada paciente e fase de evolução da doença. Também existem técnicas cirúrgicas e a estimulação cerebral profunda ( marcapasso cerebral ) para tratamento da Doença de Parkinson, que devem ser indicadas caso a caso, quando os medicamentos falharem ou em fases avançadas da doença.

Tratamento adjuvante com equipe multidisciplinar ( Fonoaudiologia, Fisioterapia motora, Nutricionista, Terapia ocupacional e suporte psicológico ) permite que o paciente tenha uma vida independente e com qualidade por muitos anos.

Até o presente momento não há formas de se prevenir da Doença de Parkinson.

2 comentários em “Doença de Parkinson : Você sabe o que é Parkinson?