Memória de elefante? Saiba como.

O site “significados.com.br” explica a frase:

“Memória de elefante” é uma expressão idiomática na língua portuguesa, que é utilizada para se referir às pessoas que possuem uma boa memória, que não esquecem das coisas facilmente.

Esta expressão popular surgiu a partir da observação de uma característica marcante e fascinante sobre os elefantes.

Estes animais possuem uma grande capacidade de armazenar informações. Por questão de sobrevivência, os elefantes caminham vários quilômetros em busca de água e comida e conseguem memorizar exatamente os locais ou conseguir seus suprimentos, mesmo após percorrer distâncias enormes.”

Memória é definida como a capacidade de adquirir, armazenar e resgatar fatos, informações e conhecimentos do passado.

Ela pode ser dividida em duas partes básicas :

A memória de curto prazo que tem curta duração ( pouco segundos ) e o seu processo ocorre na parte frontal do cérebro ( lobo pré-frontal ).

A memória de longo prazo pode durar horas, dias e até anos, ocorre na região do hipocampo ( lobo temporal ).

No dia a dia podem ocorrer pequenos lapsos de memória ou “branco”, devido as sobrecargas mentais ( estresse ) dos dias atuais, sem caracterizar como doenças da memória, com exercícios e atenção é possível melhorar a performance do cérebro.

10. DICAS IMPORTANTES PARA TURBINAR SUA MEMÓRIA :

1) Sono : Durma bem, pois o seu cérebro armazena as novas informações aprendidas durante o dia.

2) Alimentação : Tenha uma boa dieta rica em Omega-3, Vitamina B, antioxidantes, como : Peixes, azeite, rúcula, abacate, vinho tinto, castanhas, outras.

3) Repita uma atividade : Quanto mais repetições forem feitas, maior será o aprendizado e o armazenamento.

4) Ginástica cerebral : Quanto mais cálculos, exercícios de lógica, palavras cruzadas, jogos de memória, sudoku e outras.

5) Exercícios físicos : Praticar regularmente atividades físicas, aumenta o desempenho cerebral, principalmente atividades aeróbicas ( libera neurotransmissores e aumenta a oxigenação cerebral ).

6) Relaxamento : Medidas contra o estresse mental, principalmente a meditação, ativa partes do córtex cerebral responsável pela tomada de decisão, atenção e memória.

7) Leitura frequente : Escolha um local adequado e silencioso de preferência, isso facilita a atenção e concentração.

8) Evite cigarro, álcool, auto medicação : Podem dificultar a memorização, principalmente a longo prazo.

9) Faça uma coisa de cada vez : A sobrecarga mental e o excesso de tarefas e informações, assim como a falta de tempo, é um grande inimigo da sua memória.

10) Monitore e controle sua saúde : A hipertensão arterial, doenças cardíacas, distúrbios da tireoide, ansiedade, depressão e outras, prejudicam sua memória. Faça exames de rotina regularmente.

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