O que são Parassonias?

Parassonias são distúrbios clínicos caracterizados por fenômenos físico indesejáveis que ocorrem predominantemente durante o sono. O sintomas mais comuns são manifestações motoras e autonômicas e dividem-se em três categorias: distúrbio de despertar, distúrbio de transição do sono – vigília e parassonais associados ao sono REM. Portanto nesse artigo iniciaremos com sonambulismo. Sonambulismo caracteriza- se por episódioss de despertar parcial de sono delta, constituído por comportamentos por comportamentos motores semi estruturados e automáticos, com amnesia para o evento. A pessoa pode sentar-se na cama, levantar e ate deambular de olhos abertos, com uma expressão fácil vaga e distante, depois voltar para a sua cama ou permanecer em outro ambiente.

Quando a pessoa é acordada durante um episódio, pode haver confusão mental. Alguns adultos com sonambulismo podem apresentar comportamentos violentos. A duração é de alguns minutos a meia hora, ocorrendo predominantemente no terço inicial da noite, devido a maior porcentagem de sono delta nessa parte do sono.

É mais comum em crianças de 4 a 8 anos, desaparecendo por volta dos 10 anos. Febre, privação do sono, drogas, estresse, ansiedade, álcool, apneia do sono aumentam a frequência dos episódios. Para evitara acidentes, é muito estabelecer medidas de segurança, retirar objetos perigosos do quarto, trancar janelas e portas, etc.

Os fatores desencadeantes quando identificados devem ser evitados, se os episódios forem frequentes, esta indicado tratamento medicamentoso, quando o sonambulismo ocorrer em crianças, o tratamento inclui o aconselhamento dos pais a respeito da doença e quando estiver associado ao estresse, ansiedade ou a outros distúrbios psiquiátricos , acompanhamento psicoterápico pode ser benéfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *