Descubra os sintomas físicos da depressão

Diferente do senso comum de que depressão é apenas tristeza, esta doença se caracteriza por um desequilíbrio nos neurotransmissores, mensageiros químicos em nosso cérebro responsáveis por nossas emoções, incluindo as sensações de bem-estar, prazer, disposição e serenidade. A depressão possui diversos sintomas físicos, nos quais:

Em pacientes com depressão, é bastante comum a ocorrência da síndrome do intestino irritável, que causa desde dores abdominais até flatulência, e mudanças no ritmo do intestino. Muitas vezes, após procurar um médico especialista, o paciente acaba por descobrir que seu problema tem fundo emocional.

Aqui, os problemas estão em dois extremos: dormir em excesso, fugindo da realidade, ou não conseguir dormir porque torna-se impossível se desligar dos problemas.

A qualidade do sono é afetada e o corpo não se recupera da maneira que deveria, com consequências na produtividade nas atividades diárias.

Os músculos da nuca e dos ombros sofrem com a tensão. É muito comum esse tipo de dor associada a ansiedade e nervosismo causados pelo estado depressivo.

A depressão muda o apetite, seja provocando vontade de comer demais ou de menos. O resultado é que o depressivo pode tanto perder como ganhar peso demais. é necessário observar mudanças bruscas no apetite ou no peso e se for o caso, procurar ajuda.

Hoje, o transtorno depressivo é a maior causa de incapacitação do mundo. A depressão pode piorar o curso de várias doenças físicas. Por exemplo, pacientes que foram vítimas de infarto do miocárdio e que têm depressão não tratada são mais vulneráveis a novos ataques cardíacos, maior incapacitação e até à morte súbita.

Existem muitas razões para a depressão, existindo igualmente várias formas e expressões da doença. Para algumas pessoas a depressão é algo comum na sua família, tendo uma tendência para se sentirem infelizes. Outras ficam deprimidas porque sentem-se mal com elas próprios, têm um pensamento tremendamente pessimista, sentem-se corroídas pela preocupação e problemas, ou ficam estressados pela discrepância entre as suas expectativas e a realidade da sua vida. A depressão pode manifestar-se depois de um acontecimento traumático ou após uma situação de elevado estresse, ou na perda de alguém ou alguma coisa significativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *