Transtornos de ansiedade

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão de desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido e estranho.

Existem dois tipos básicos de ansiedade, a ansiedade normal e ansiedade patológica, para efetuar essa caracterização o medico ira avaliar se a reação ansiosa e de curta duração, autolimitada e relacionada ao estimulo do momento ou não, entre outras considerações, a ansiedade possui causas difíceis de se especificar, pois situa-se em pleno mais abstrato e complexo, onde predominam fatores sócio-culturais.

Ansiedade apresenta alterações neurovegetativas significativas do ponto de vista fisiológico e comportamental, acentuando sintomas desagradáveis como tremores musculares, irregularidade nos movimentos respiratórios, alteração da frequência cardíaca e da pressão arterial, dor de cabeça, dor lombar, entre outros sinais decorrentes da ativação do sistema nervoso simpático e do sistema nervoso autônomo.

Desta forma, deve-se saber que é muito importante o tratamento correto ja que a somatização pode gerar sintomas como hipertensão arterial, isquemia do miocárdio, gastrite ou ulcera gastrointestinal, asma brônquica, colite ulcerativa, entre outros.

De modo geral, o tratamento é constituído por uma abordagem multimodal, que inclui orientação aos pacientes (crianças ou adultos), terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia dinâmica, uso de psicofármacos e intervenções familiares.

É sempre importante ressaltar que a identificação precoce dos transtornos de ansiedade, devem ser analisados por um profissional que compreenda seus sintomas, que saiba distinguí-los e que esteja atento para o aparecimento de quaisquer sinais dessa patologia, podendo assim evitar repercussões negativas na vida desse individuo