Será que eu tenho um tumor cerebral?

Tumor cerebral é o crescimento anormal de células dentro do crânio que leva à compressão e lesão de células normais do cérebro. Podem ser “benignos” ou malignos, sendo que apenas os tumores malignos são denominados de câncer.

Os sinais e sintomas dos tumores cerebrais dependem basicamente da localização do tumor e do grau de comprometimento do tecido cerebral. Eles podem ocorrer gradualmente e se agravar ao longo do tempo.

Quais os tipos?

Os tipos de tumores cerebrais podem ser: primário ou secundário. O primário se desenvolve a partir do tecido do cérebro e o secundário a partir de outros tecidos do corpo que chegam à região cerebral.

Quais os principais sintomas?

Dor de cabeça

É um sintoma comum de tumor cerebral, sendo considerado o pior sintoma para cerca de metade dos pacientes. As dores de cabeça são geralmente constantes e chatas, apesar de, habitualmente, não serem muito fortes. Comumente, dor de cabeça do tumor cerebral pode ser pulsátil, como uma enxaqueca comum.

E não há nenhum tipo específico de dor de cabeça que pode prever se ou não uma pessoa tem um tumor no cérebro. A chave é estar à procura de novas e persistentes dores de cabeça que não respondem a qualquer tratamento.

Problemas na fala

Problemas de linguagem, tais como gagueira, dificuldade em nomear objetos ou compreender o que os outros estão dizendo são principais sintomas de um tumor no lobo temporal, áreas do cérebro associadas com a função motora de compreensão de fala e linguagem.

Sintomas diversos

São possíveis sintomas associados ao tumor cerebral: convulsões, náuseas ou vômitos, alterações visuais, alterações cognitivas, fraqueza ou dormência em algum braço ou perna, alterações no nível de consciência dentre outros.

Como é feito o diagnóstico?

Para diagnosticar o câncer cerebral, após a avaliação dos sintomas e dos achados ao exame clínico, seu médico poderá solicitar alguns exames de imagem (geralmente tomografia ou ressonância). Em alguns casos, também pode ser solicitada uma biópsia, para que seja coletada uma pequena amostra do tumor, para que posteriormente ela seja analisada em um microscópio.

Como é feito o tratamento?

Os tumores do sistema nervoso central podem ser tratados através de neurocirurgia, para retirada do tumor. Podem ser tratados também com radioterapia, quimioterapia, terapias hormonais (para adenomas da hipófise).