Quais as causas de dor de cabeça?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cefaleia, mais de 90% da população brasileira sofrerá com a dor de cabeça em algum momento da vida. Este sintoma tem diversas causas e, mesmo sendo comum, não deve ser encarado como normal e precisa ser avaliado por um médico se for muito intenso ou persistente, já que pode sinalizar outros problemas de saúde. Confira algumas causas das dores de cabeça!

Muito Calor

Um estudo realizado com sete mil pacientes do Centro Médico Beth Israel Deaconess, nos Estados Unidos, descobriu que a incidência de dores na cabeça causadas por enxaqueca, tensão ou outras causas aumenta cerca de 7,5% para cada 5°C a mais na temperatura. Além do calor, outros fatores ambientais como pressão, umidade e poluição do ar influenciam no aparecimento das dores.

Bruxismo

Esse é um problema comum, mas nem sempre notado. Ele ocorre quando a pessoa trava as mandíbulas ou range os dentes durante o sono. Esse travamento pode causar inflamações no maxilar e, consequentemente, dores de cabeça. Para amenizá-lo, é preciso usar uma proteção nos dentes ao dormir, indicada pelo dentista.

Dormir pouco

Dormir mal faz com que a quantidade do hormônio melatonina diminua. Este hormônio ajuda a evitar a dor, especialmente a enxaqueca, ao favorecer a síntese de analgésicos naturais. Além disso, quem dorme mal tende a sofrer mais com estresse, que é outro gatilho para esse tipo de dor, afirmam especialistas.

Jejum

Os alimentos podem causar dor de cabeça e a falta deles também. Ficar muitas horas sem comer nada é uma forma eficiente de se conseguir uma cefaleia. O problema normalmente acontece por causa da hipoglicemia, ou seja, baixa de glicose no sangue. Se a cabeça doer, é sinal de que o organismo já está sofrendo bastante com a falta de alimentação.

Uso excessivo de medicamentos analgésicos

De fato, as pessoas que tomam muitos medicamentos contra as dores de cabeça podem gerar um círculo vicioso, que pode provocar as dores de cabeça após a uso dos medicamentos.

Esforço exagerado

Depois da academia e até do sexo, muita gente sente uma leve dor incômoda que, no caso de quem tem enxaqueca, pode ser até uma dor mais intensa. Existe uma causa conhecida pelos médicos como cefaleia pós-esforço.

Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *