Não consigo dormir, o que fazer?

A dificuldade para dormir aflige muitas pessoas, tornando o fato de cair no sono algo muitas vezes tortuoso e angustiante. Muitos até conseguem pegar no sono, mas acordam rapidamente, não conseguindo manter o sono por muito tempo.

Se você não consegue dormir, deve procurar identificar as causas da sua insônia e adotar medidas para evitá-la. O importante é tratar o problema o quanto antes, pois a privação do sono pode trazer repercussão na sua qualidade de vida, podendo, a longo prazo, favorecer o desenvolvimento de doenças. Separamos algumas dicas para você dormir melhor e evitar a insônia:

Leia alguma coisa desinteressante

Pode ser um livro que você não goste, mas o melhor nessa situação é apelar para bula de remédio, manual de geladeira, instruções de uso de algum equipamento e por aí vai. Pense em todas as coisas que você nunca teve vontade de ler. Elas serão muito úteis agora. Digo “apelar” porque se você não escolher a leitura com cuidado, pode acabar se interessando e aí é que não vai pegar no sono mesmo.

Arrume a temperatura

Algumas pessoas não conseguem dormir se o ambiente ao seu redor não está na temperatura certa. Se esse é o seu caso, não adianta ficar rolando na cama. Levante-se e ligue o ventilador ou pegue mais algumas cobertas para finalmente conseguir dormir.

Deixe o celular de lado

Atualmente as pessoas estão conectadas 24 horas por dia, mas é preciso respeitar o período de descanso. Muitas pessoas avançam noite a dentro pondo em dias conversas em redes sociais, atualizando mensagens, e toda essa atividade excita o cérebro, impedindo seu desligamento lento e progressivo. Mesmo quem não fica teclando, mas trabalha em profissões nas quais pode ser chamado a qualquer instante pode ter um sono superficial.

Refeições leves

Refeições completas antes de dormir estão proibidas, mas dormir com fome também é um obstáculo. Coma uma fruta, meia tigela de sucrilhos, um copo de leite, ou o que fizer bem a você.

Associe a cama ao sono

Não assista TV nela (especialmente antes de dormir), não leve o notebook para o quarto, evite até mesmo ler deitado nela.

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