O que é cefaléia em salvas?

O termo “cefaleia em salvas” refere-se a dor de cabeça que se repete ao longo de um período de tempo. As pessoas com cefaleia em salvas sofrem com a dor de uma a três vezes por dia durante um período de tempo (o período de salvas), que pode durar de duas semanas a três meses.

Não é tão comum como outras dores de cabeça primárias, como a enxaqueca e as dores de cabeça do tipo tensional. As causas dessa dor ainda são desconhecidas, mas parece haver uma disfunção em um núcleo de uma importante estrutura cerebral chamada hipotálamo.

Quais os sintomas?

  • De um só lado e sempre do mesmo lado da cabeça;

  • Em volta do olho, mas podendo também ser na fronte, têmpora e até na face;

  • Intensidade muito elevada e caráter excruciante ou lancinante;

  • Duração de 15 minutos a três horas e aparecendo em dias seguidos ou alternados;

  • Com frequência entre uma e oito vezes por dia, se manifesta em horas semelhantes e comumente acorda os seus portadores no meio da noite, fazendo-os pular fora da cama antes de totalmente acordados, tal a sua intensidade;

  • Geralmente é associada com vermelhidão ocular, lacrimejamento e entupimento nasal (às vezes com corrimento nasal) do mesmo lado da dor.

Diagnóstico

A cefaléia em salvas é tão característica e distinta das outras dores de cabeça que o diagnóstico pode ser feito a partir das primeiras palavras do paciente. Em alguns casos, já se pode suspeitar só pelas características faciais, pois alguns deles apresentam o rosto marcado, cheio de rugas: a chamada fácies “leonina”, e a pele tem aspecto de casca de laranja.

Como tratar?

O tratamento pode ser feito com uma série de medicamentos que podem ser usados para cessar uma crise mais rápido, como anti-inflamatórios não esteróides, opióides e uso de uma máscara de oxigênio à 100% nos momentos de crise. No entanto, é muito comum que os pacientes se queixem de que a dor não desaparece completamente e que os efeitos colaterais dos medicamentos são muito desagradáveis.

Como as crises são mais comuns à noite, uma boa dica é o indivíduo ter um balão de oxigênio em casa, quando se iniciar um período de crise. Assim, as dores diminuem consideravelmente tornando-se mais suportável.

Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *