É possível curar a depressão?

A depressão é uma doença ou um distúrbio afetivo, que atinge a humanidade desde suas origens, atingindo a autoestima, também o sentimento de inferioridade, tristeza, pessimismo, combinando entre si e aparecendo com extrema frequência. Quais os métodos para tratar essa doença?

Primeiro de tudo: o diagnóstico precisa ser meticuloso

Um ponto fundamental é diferenciar a depressão da tristeza habitual. A tristeza assim como a alegria é um sentimento próprio da vida. Esse sentimento em geral está relacionado a eventos desagradáveis e não é nem tão duradouro ou intenso que impende que a pessoa continue participando ativamente de sua vida, como emprego, casamento e estudos.

Uso de remédios

Os antidepressivos são medicamentos usados para repor os neurotransmissores no cérebro, como serotonina, dopamina e noradrenalina que, normalmente, estão diminuídos na depressão. O uso de remédios é indicado principalmente nos casos moderados e graves, devendo ser usados com regularidade pois, caso contrário, pode ser muito difícil se recuperar da doença.

Sessões de psicoterapia

A psicoterapia é feita por um psicólogo ou psicoterapeuta, e é importante para ajudar na resolução de dificuldades emocionais, estimulando o autoconhecimento e a resolução de conflitos internos da pessoa. Ela é fundamental, mesmo quando a pessoa já utiliza medicamentos, pois ajuda a reorganizar os pensamentos e estimular sentimentos e sensações de alegria.

Terapia com psicólogo

Aliado ao tratamento com remédios, a maioria dos pacientes precisa realizar terapias complementares, como o acompanhamento psicológico. Nesses casos, o paciente irá realizar sessões periódicas com um mesmo psicólogo que irá acompanhar o desenvolvimento do quadro do paciente

Tratar outras causas da depressão

Existem algumas doenças que podem causar ou aumentar as chances de ter uma depressão, como hipotireoidismo, deficiência de vitamina B12, diabetes, Alzheimer, Parkinson ou pós-AVC, por exemplo, portanto, é necessário realizar um tratamento adequado delas para que seja possível combater os sintomas.

Quanto tempo dura o tratamento da depressão?

Não existe um tempo pré-definido para o tratamento da depressão, assim, algumas pessoas melhoram após alguns meses, já outras precisam tratar durante anos. Isso normalmente depende da causa e da gravidade da doença, além da possibilidade e vontade da pessoa em seguir o tratamento corretamente.