Você sabe o que é transtorno de ansiedade?

A ansiedade é a expectativa de uma ameaça futura caracterizada pelo sentimento de desconforto, em conjunto com a preocupação excessiva e também do medo. Ela pode ser leve ou grave e é bem difícil de controlar, pois atinge um alto grau de intensidade em poucos minutos. Além disso, pode durar muito tempo e, geralmente, está acompanhada de sintomas físicos. Quando esse sentimento precisa de atenção? Saiba em nosso post!

 

Sintomas

Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra. Além dos mais comuns, que incluem inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular, também existem outras queixas que podem estar associadas ao transtorno da ansiedade generalizada: palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, sudorese excessiva, dor de cabeça, alteração nos hábitos intestinais, náuseas, aperto no peito, dores musculares.

 

O que causa esse transtorno?

O transtorno da ansiedade generalizada é uma doença comum e tal como acontece com muitas condições de saúde mental, não se sabe ao certo o que causa esse distúrbio.

 

Acredita-se, porém, que o transtorno da ansiedade generalizada esteja diretamente relacionado a alguns neurotransmissores que ocorrem naturalmente em nosso cérebro, a exemplo da serotonina, dopamina e norepinefrina. Outra crença é a de que um conjunto de fatores possam estar envolvidos nas razões pelas quais um indivíduo possa vir a apresentar a doença, entre eles genética e fatores externos, como o estresse do dia a dia e a qualidade de vida da pessoa.

 

Crise do pânico e transtorno de ansiedade é a mesma coisa?

 

Crença de morte é iminente na síndrome do pânico. Assim como o transtorno de ansiedade, a síndrome do pânico também pode ser desencadeada por diversos fatores e atingir pessoas que já tenham uma tendência genética. Mas o consumo de drogas psicoativas, cafeína, álcool e estimulantes também podem estimular o desencadeamento de um crise de pânico.

 

Enquanto uma crise de ansiedade é mais heterogênea e a pessoa fica o tempo todo pensando naquilo, a do pânico é mais rápida e pode paralisar a pessoa onde ela estiver. Sua principal característica que a diferencia da ansiedade é a crença de morte

Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *