Como manter a mente positiva e saudável?

Existem períodos em que, sem motivo aparente, nos sentimos cansados, com dificuldade de concentração e até nos esquecemos das coisas com mais frequência do que o normal. Nesses casos, é comum pensarmos que a culpa é do estresse ou do cansaço, o que, geralmente, é verdade. Porém, existem situações em que o problema pode ser um pouco mais específico. “Sintomas como esses também acontecem quando não cuidamos corretamente de uma das partes mais importantes do corpo: o nosso cérebro

 

Faça a si mesmo boas perguntas

Este é o passo mais simples, mas talvez também o hábito mais importante para adotar uma mentalidade otimista. As perguntas que fazemos a nós mesmos dia após dia quando colocadas por uma perspectiva tendencialmente pessimista, conduzem-nos inevitavelmente para caminhos difíceis ou incertos, prejudicando-nos o foco numa solução viável.

 

Exercício e bom humor andam de mãos dadas

Pelo incrível que pareça, é verdade. Quando a nossa agenda aperta, surgem novos compromissos e a rotina fica complicada, a primeira coisa que tendemos a fazer é cortar os exercícios. Especialistas afirmam que é uma atitude errada, pois o exercício ajuda a reduzir o nível de estresse a que o cérebro fica exposto, aumentando o fluxo de oxigênio, sangue e nutrientes que chegam até ele.

 

Reserve tempo para aprender

No cotidiano, estamos sempre em modo criação. Temos que produzir no nosso trabalho, realizar tarefas, interagir. Resta pouco tempo para aprender, coletar informações, reabastecer-nos com conhecimento e inspiração. Ler, assistir um bom filme, ouvir música de qualidade, meditar , esses são momentos de aprendizado, de “armazenagem”.

 

Leia

Sim, ler é uma atividade de aprendizado. Não, não estou repetindo o item anterior. Ler é essencial para o crescimento pessoal. O ato da leitura é extremamente importante para o aprendizado, já que é comprovadamente a forma mais eficaz de assimilação de conteúdos.

Aprenda algo novo todos os dias

Einstein uma vez disse que, se as pessoas gastassem 15 minutos de seu dia aprendendo algo novo, em um ano, elas seriam experts em um assunto e, em cinco anos, experts nacionais. Especialistas concorda e afirma que fazer disso uma tarefa diária que quebra a rotina, mantém o cérebro revitalizado e estimulado.

Classificado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *